A Igreja do Convento de Santo Antônio, localizada na Rua do Imperador, Centro do Recife, foi interditada pela Defesa Civil da cidade por conta de danos estruturais no teto, que é de madeira e está deteriorado. O espaço religioso é o convento mais antigo da capital e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
De acordo com a Defesa Civil do Recife, foi realizada uma vistoria no local e foram identificados problemas na coberta e os técnicos recomendaram a interdição do trecho afetado até que os responsáveis pelo imóvel executem os serviços necessários de recuperação, com profissionais habilitados.
O laudo de vistoria aponta para problemas como o comprometimento das tesouras que sustentam o teto da nave central pela ação de cupons, além de rachaduras com mais de 1,5m nas paredes, azulejos esfacelados e danos nas paredes do altar. A fiscalização feita em fevereiro confirmou o risco de desabamento e a interdição precisou ser feita para evitar acidentes.
O documento que motivou a após a interdição da igreja foi encaminhado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que destacou, por meio de nota, que a Província Franciscana no Brasil também é responsável pela conservação do patrimônio histórico.
O Iphan emitiu uma nota destacando que também foram constatadas manifestações patológicas por ausência de conservação nas alvenarias externas e internas, nos forros e pisos da edificação, tais como: fissuras, perda de material, sujidade e biofilme, manchas de umidade e presença de vegetação.
“Desse modo, foi recomendado que o proprietário promova a restrição de acesso a este ambiente, até que medidas emergenciais sejam tomadas para escoramento da estrutura. Cabe informar que no dia 17 de fevereiro de 2025 a Defesa Civil do Município de Recife também realizou vistoria técnica no imóvel recomendando, em caráter de urgência, a recuperação e/ou reforço dos elementos estruturais da cobertura da nave principal e interdição da nave principal até que sejam realizados todos os serviços de recuperação da coberta e forro recomendados”, destaca o Instituto.
O Convento de Santo Antônio foi fundado no século XVII pelos frades franciscanos e faz parte do Conjunto Franciscano de Santo Antônio, que inclui também a Igreja de Santo Antônio e a Capela Dourada, um dos maiores exemplos do barroco brasileiro.
Durante a invasão holandesa (1630-1654), foi ocupado pelos holandeses e parcialmente destruído. Após a retomada portuguesa, foi restaurado pelos frades franciscanos.