A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu, em seu site oficial, um alerta sobre golpes em que criminosos estão se passando pela corporação para aplicar fraudes. Recentemente, foram identificadas páginas falsas que geram boletos falsificados, supostamente para o pagamento de multas de trânsito, enganando vítimas que acreditam estar regularizando infrações inexistentes.
Como acontece
De acordo com a PRF, os criminosos têm usado estratégias como o envio de e-mails, mensagens de texto (SMS) e até ligações telefônicas, informando a existência de multas ou de benefícios inexistentes, como prêmios ou promoções. O objetivo é induzir a vítima a realizar o pagamento por meio de boletos falsificados, o que causa prejuízos financeiros e muitos transtornos.
A corporação esclareceu que as notificações oficiais de autuação por infração de trânsito, emitidas pela PRF, não são enviadas por e-mail, SMS ou outros meios eletrônicos. Esses documentos são enviados exclusivamente pelos Correios ou disponibilizados por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), acessível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal. Além disso, as infrações também são publicadas, na forma de Edital, no Diário Oficial da União.
Orientações
Caso haja dúvidas sobre a autenticidade das notificações de multas, a PRF orienta que as vítimas busquem o atendimento nas unidades da corporação ou consultem diretamente os canais oficiais, para evitar ser enganado por estelionatários.
Além disso, a corporação também destacou que, quando houver suspeitas de irregularidades nos autos de infração, os casos serão analisados pelos núcleos regionais de multas da PRF, pela Comissão de Defesa da Autuação e pela Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI). Se for constatado que o auto de infração apresenta algum vício, ele será arquivado por decisão da autoridade de trânsito, de forma devidamente fundamentada.
Golpe com o nome do Detran-PE
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) também alertou sobre um novo golpe, no qual criminosos enviam mensagens de texto (SMS) e WhatsApp falsas, informando sobre a suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo desses golpistas é fazer com que a vítima acesse um link fraudulento, onde é solicitado o fornecimento de dados pessoais e o pagamento de valores indevidos.
O Detran-PE esclareceu que não realiza esse tipo de comunicação via SMS ou WhatsApp. As notificações oficiais sobre multas, suspensão ou cassação de CNH são enviadas exclusivamente por carta registrada, através dos Correios, ou publicadas por meio de edital no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.
A recomendação do Detran-PE é que, ao receber qualquer mensagem desse tipo, a pessoa desconfie e busque informações diretamente no site oficial ou nas unidades do Detran.