Estudantes de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife (RMR) devem ficar atentos ao vencimento da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) 2024. Para 2025, a novidade é que a CIE será 100% digital, visando reduzir o uso de plásticos e aumentar a segurança por meio da validação via QR Code. A nova versão da CIE está disponível por meio do aplicativo CIE PE, compatível com iOS e Android, além de poder ser gerada também em PDF, caso o estudante precise da versão física.
O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) já disponibilizou o sistema para solicitação da CIE 2025. Para realizar o pedido, os alunos devem acessar os sites https://estudante.ciepe.com.br ou www.granderecife.pe.gov.br, preencher os dados e aguardar a validação pela escola. Após validação, um boleto no valor de R$ 18,20 será gerado. Após o pagamento, o estudante poderá baixar sua nova CIE digital em até 72 horas.
O processo de solicitação é simples, mas exige que os dados estejam corretos e validados pela instituição de ensino. Caso haja qualquer erro ou inconsistencia nas informações, o aluno deve procurar a secretaria da escola para as devidas correções. Uma das vantagens da versão digital é a agilidade no processo de entrega: enquanto antes o prazo médio para o recebimento da CIE era de até 40 dias, agora o estudante poderá ter acesso ao documento em até três dias úteis.
De acordo com o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, a versão digital da CIE representa um avanço significativo, tanto na redução da burocracia quanto na segurança do documento. “Agora, os alunos terão acesso à CIE em até 72 horas e sem custos adicionais, como a taxa para 2ª via, que anteriormente era cobrada. Além disso, o QR Code permitirá maior verificação da autenticidade da carteira”, afirmou Freitas.
Para os estudantes que já possuem cadastro, o processo é simples. Devem acessar o site https://estudante.ciepe.com.br, clicar em “Já possuo conta” e inserir CPF e senha. Caso o estudante tenha esquecido a senha, há a opção de recuperação. Se houver inconsistências nos dados, a escola deve ser contatada para correções. Após validação, basta gerar o boleto, efetuar o pagamento e aguardar até 72 horas para o download do QR Code.
Já os estudantes que ainda não possuem cadastro devem clicar em “Criar minha conta” no mesmo site, preencher todos os campos obrigatórios (como CPF, nome e senha) e seguir o mesmo processo para validação, pagamento e download.
A CIE 2025 poderá ser solicitada até dezembro deste ano, com validade até março de 2026.