Moradores de áreas de risco do Recife participaram, nesta sexta-feira (28), de uma simulação de atendimento a ocorrência com múltiplas vítimas. A ação foi promovida pela prefeitura da cidade na UR-10/Cohab, na Zona Sul, e treinou a população para evacuação das áreas de risco em caso de ocorrência grave ocasionada por eventos climáticos. O treino também serviu para aprimorar os protocolos de atendimento para reduzir o tempo de resposta em ocorrências reais.
A coordenação foi da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil e do Centro de Operações do Recife (COP).
Como foi
No exercício, ao sinal do alerta enviado por SMS e dos apitos, os moradores saíram de suas casas e seguiram para o Ponto de Encontro e Acolhimento, na Igreja de Cristo Pentecostal Internacional, situada na Avenida Expedicionário Francisco Vitoriano, onde foram recebidos pela equipe da Defesa Civil.
As equipes do SAMU simularam o atendimento a cinco vítimas, com duas ambulâncias e duas motolâncias, usando lonas de diferentes cores de acordo com a gravidade de cada paciente. O treinamento incluiu também a retirada de uma pessoa acamada de sua residência. Pela primeira vez, foi usado drone para alertar a população.
"O trabalho faz parte da preparação para a quadra chuvosa, que começa em 15 de abril. É fundamental que os moradores saibam como se comportar nas situações de emergência e que as equipes do poder público estejam bem preparadas", afirma a gerente-geral de Atenção Social da Defesa Civil do Recife, Giselle Vieira. A atividade contou com a participação dos demais órgãos que compõem o Sistema de Proteção e Defesa Civil: SAMU, secretarias de Saúde; Assistência Social e Combate à Fome; Articulação Política e Social; e Planejamento e Gestão; CTTU, Guarda Municipal, Emlurb e Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon).
O simulado marcou também o encerramento do trabalho realizado na área pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para aprimorar a preparação, prevenção e resiliência da população. Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos locais. A gestão planeja realizar seis simulados em todas as regiões da cidade ainda este ano.